Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

O Ramadão em Marrocos🌙🕌

Mäyjo, 11.05.20

Este ano o Ramadão decorre entre a tarde de 23 de abril e a tarde de 23 de maio, no mundo islâmico.

O Ramadão é o nono mês do calendário islâmico, onde os muçulmanos praticam um ritual de jejum – todos os dias desse mês abstém-se de comer, beber, fumar ou ter relações sexuais desde que o sol nasce até que o sol se põe. A data de celebração varia todos os anos, mas tem sempre a duração de 29 ou 30 dias.

Simbolicamente, é o mês em que os muçulmanos acreditam que as escritas do Corão foram reveladas, por fases, a Maomé, o último profeta do Islão. É por isso uma celebração do próprio livro sagrado do Islão, que guia os crentes na forma de viver.

O jejum obrigatório aparece assim como uma forma de disciplina espiritual e de autocontrolo profundo e é o aspeto, deste período, que as pessoas não muçulmanas mais reconhecem.

Porém há refeições durante o ramadão. Antes e depois do jejum diário há espaço para duas refeições próprias, muito valorizadas por serem tomadas em família.

🌒 O Sahoor, uma refeição leve, geralmente consumida cerca de meia hora a uma hora antes do amanhecer. Basicamente uma refeição idêntica ao pequeno-almoço, que antecipa o jejum que está para vir. Em Marrocos 🇲🇦habitualmente consiste em água, ou leite, e é tomada imediatamente após o azan 🔊 começar a soar.  

🌒 o Iftar ocorre no fim de cada dia, ainda antes da oração da noite, e é o momento em amigos e familiares se reúnem para comemorar o intervalo do jejum e celebrar a fé. Depois do iftar é comum sair com a família para visitar outras famílias, que se reúnem para a oração.

Em Marrocos 🇲🇦, após a oração, geralmente tomam sopa (harira) e comem shebbakia – bolinhos doces, com sementes de sésamo, fritos em óleo e sfouf  - um bolo feito com açafrão e que é cortado em cubos.

Ramadan.jpg